Destaque

Festival de Arte e Cultura celebra atuação do SERTA em Lagoa de Itaenga

Por Serta
14/06/2023 | 09h:34

As famílias ansiosas já estavam acomodadas quando foi anunciado ao microfone que o evento estava começando. O Festival de Arte e Cultura, que marcou a culminância de dois anos do Projeto Entrando em Cena: Energia que Transforma o Campo, trouxe apresentações fruto das oficinas de teatro, música, poesia e dança. Além disso, rendeu homenagens merecidas aos Mestres de Saberes da Cultura Popular do município e contou com a participação dos educadores das escolas envolvidas.

O Projeto Entrando em Cena, que teve como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo para a promoção da cultura popular, foi responsável por essa iniciativa. Através de oficinas de arte-educação e integração com artistas, grupos culturais juvenis e mestres de saberes, o projeto buscou provocar a transformação e valorização das identidades desses jovens. Ângela Patrícia, coordenadora do projeto, destaca que essa jornada foi um grande desafio, tanto para a equipe quanto para as escolas envolvidas, mas o saldo foi além das expectativas. “O resultado foi incrível! Ver os Mestres de Saberes da Cultura Popular de Lagoa de Itaenga compartilhando suas experiências, histórias de vida, talentos e arte, despertando o interesse das crianças e adolescentes, foi um ponto chave do projeto”, afirma.

Durante o festival, os convidados foram surpreendidos com depoimentos emocionantes. Alexsandra Silva, presidenta do SERTA, destacou a importância de valorizar a cultura local e enalteceu a presença dos mestres. “Ter essas crianças representando a cultura do município é muito rico, muito significativo”. Ela agradeceu a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Lagoa do Itaenga e reforçou o papel essencial de projetos como o Entrando em Cena na transformação da vida desses sujeitos. Alexsandra também ressaltou a relevância das “Cadeiras de Balanço”, eventos pedagógicos promovidos pelo projeto em parceria com as escolas, onde os alunos e seus familiares tiveram a oportunidade de interagir diretamente com artistas, grupos culturais juvenis, arte-educadores populares e mestres de saberes da cultura popular da cidade.

A arte educadora Tatiane Maria, carinhosamente chamada de Tia Tati pelos seus alunos, expressou seu orgulho ao afirmar: “Meus meninos deram show”. Ela faz parte da equipe do projeto que ao longo de 10 meses foi responsável por montar as apresentações que aconteceram no Festival. A arte-educadora acrescentou que foi uma experiência gratificante trabalhar com as crianças e expressou seu prazer em colaborar com o SERTA.

O relato emocionante da professora Tia Beta, da escola Joaquim Bezerra, durante o festival, destacou a transformação significativa do aluno Vitor Kauã, de 16 anos. Desde a sua postura em relação aos colegas e professores até sua dedicação aos estudos, Vitor passou por mudanças positivas. Esse relato se refletiu nas falas dos educadores e professores que compõem o vídeo de conclusão do projeto, disponível no canal do YouTube do SERTA. Muitos alunos se tornaram mais desenvoltos, atentos e responsáveis em outras atividades escolares.

Vitor guia a apresentação fruto das oficinas de música.

Mônica Maria, Coordenadora de Educação do Campo de Lagoa de Itaenga, ressalta que uma das principais mudanças promovidas pelo Projeto Entrando em Cena foi o fortalecimento do trabalho pedagógico dos professores. Através da metodologia do PEADS – Programa Educacional de Desenvolvimento Sustentável, o projeto realizou formações pedagógicas com os professores, visando aprimorar suas práticas e aproximá-los dos contextos socio-culturais dos estudantes e das comunidades onde vivem. Essas formações trouxeram maior eficácia no desenvolvimento do trabalho em sala de aula, permitindo que os professores tenham mais desenvoltura na construção das aulas e os alunos desenvolvam diferentes habilidades.

Ao longo de dois anos, o “Projeto Entrando em Cena: Energia que Transforma o Campo”, realizado pelo SERTA e financiado através do Fundo da Criança e do Adolescente de Lagoa de Itaenga, alcançou diretamente mais de 900 crianças e adolescentes, 68 professores e 15 Mestres de Saberes da Cultura Popular da região. Estima-se que mais de 2 mil pessoas tenham sido impactadas indiretamente pelas ações desenvolvidas nas escolas, espaços culturais do município e em toda a comunidade escolar. O projeto utilizou o PEADS, uma metodologia desenvolvida pelo SERTA, para estimular o ensino, a aprendizagem e o resgate das identidades dos sujeitos do campo e da cidade, permitindo a construção de um novo modo de obter conhecimento. Além disso, o projeto também promoveu a formação de educadores e lideranças nos territórios onde foi implementado.

O Projeto Entrando em Cena contou com o apoio do Grupo Carrefour e a parceria da Prefeitura do município, demonstrando a importância da união de esforços para promover a transformação social e cultural nas comunidades de Lagoa de Itaenga.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil