Blog

Projeto cria primeira orquestra formada por crianças e adolescentes rurais

Por Serta
28/12/2018 | 11h:02

Foto: Marcelo Leon/SERTA

A música está transformando a vida de dezenas de crianças e adolescentes rurais no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco. Elas aprenderam a tocar instrumentos musicais e juntos montaram a Orquestra Divina Sinfonia, que estreou no domingo (23), no museu do mamulengo, e é considerada a primeira orquestra rural da região.

Os participantes, com idade entre 7 a 17 anos, vivem em pequenas comunidades rurais do município, onde o acesso aos bens culturais é precário ou inexistente. Eliel de Lima, 14 anos, mora no Sítio Cachoeira dos Laços. Muito cedo é hora de pegar o ônibus para ir ao colégio, onde estuda 9º ano. Durante o dia, ajuda aos pais nas atividades da agricultura. Duas vezes por semana, Eliel se dedica as aulas de música. Ele, que sempre sonhou em ser cantor e viajar pelo mundo, ver na música uma oportunidade de realização. “É isso que eu quero pra minha vida”, conta o adolescente.

O maestro Rinaldo Souza orienta as crianças com uma batuta, que correspondem atentas. “Uma oportunidade de repassar o conhecimento a estas crianças que aprenderam rápido a utilizar instrumentos nunca vistos e tocados antes”, revela o professor.

Isso tudo acontece no Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, por meio do Projeto Criança Desenvolvendo Cidadania, que tem apoio do Itaú Social. Cerca de cinquenta crianças e adolescentes aprenderam a tocar instrumentos de corda, sopro e percussão. “Quando eu vi o violino, pensei: é esse que eu quero tocar. E agora estou tocando”, conta Maria Vitória, de 7 anos.

A música tocada, seja na cultura popular, como Aza Branca, de Luiz Gonzaga, ou erudita, como Sinfonia 9, de Beethoven, traz a esperança de uma vida melhor aos filhos de agricultores e as famílias agricultoras. “Quando a gente recebeu a proposta para formar uma orquestra, eu não acreditei. Porque nunca vimos isso no sítio. Então, quando eu vejo ele tocando me enche de orgulho e esperança de que ele seja um grande musicista”, diz Joseli Aureliano, mãe do integrante Henrique, de 8 anos.

Grupo de Flautas

Foto: Marcelo Leon/SERTA

O grupo de flautas Sopro da Vida, composto por trinta crianças da Zona Rural de Glória do Goitá, em Pernambuco, também estreou no Museu do Mamulengo, no último domingo. Os meninos e meninas, com faixa etária de 6 a 12 anos, tiveram seis meses de aula de flauta doce e montaram um repertório com quatro canções. O projeto também é realizado pelo SERTA, com apoio do Itaú Social.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil