Blog

Projeto Mutirão Ciranda distribuirá ferramentas agrícolas para produção de base agroecológica

Por Serta
04/12/2019 | 05h:43

Foto: Cleto

A agricultura familiar tem tomado força em 22 municípios pernambucanos, onde é realizado o projeto Mutirão Ciranda – uma tecnologia social que tem formado e potencializado ações produtivas de base agroecológica de agricultores familiares.

O Serta, que realiza o projeto, recebeu esta semana, da Fundação Banco do Brasil, ferramentas agrícolas que serão distribuídas entre os participantes das ações, composto por técnicos/as e estudantes do curso de agroecologia do Serta, em destaque ao público de mulheres, jovens e povos de comunidades tradicionais.

O objetivo é promover o desenvolvimento local sustentável, a partir dos sistemas de produção de base agroecológica, para geração de renda e inclusão socioprodutiva de comunidades tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária no Estado de Pernambuco.

Viviane Ferreira, do Assentamento Ismael Felipe, município de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é estudante do curso de Agroecologia do Serta, e faz parte do projeto. “Após encontros que diagnosticaram as problemáticas de cada propriedade dos participantes, iniciamos com os mutirões, onde o grupo vai circulando com intervenções nas propriedades. Na minha, por exemplo, iniciamos a construção do Sistema Agroflorestal (SAF) com preparação do solo e plantio de fruteiras e hortaliças”, explicou Viviane. “A chegada das ferramentas nos dará condição de realizar atividades com a eficiência que precisamos”, considerou.

O coordenador do projeto Paulo Santana está otimista com os resultados: “nós temos a força do protagonismo solidário de educadores, lideranças e de famílias agricultoras rurais e urbanas que darão e estão dando respostas aos desafios locais, promovendo condições de sustentabilidade dessas pessoas através da produção e comercialização de alimentos saudáveis”, disse.

Dentre as metas previstas para os próximo ano, estão a implantação de cinco unidades de agregação de valor de produtos da agricultura familiar, através de cozinhas artesanais e familiar nos núcleos de atuação do Projeto; Oficinas temáticas de marketing, produção, doces, compotas, bolos, higiene, agregação de valor, derivados da mandioca, do leite, cortes e armazenagem de carnes (bode), peixe e a estruturação de cinco feiras municipais de produtos da agricultura familiar de base agroecológica, nos territórios de atuação do Projeto.

Os municípios contemplados pelo projeto são Abreu e Lima, Recife, Camaragibe, Araçoiaba, Tracunhaém, Timbaúba, Glória do Goitá, Palmares, Maraial, Jaqueira, São Benedito do Sul, Quipapá, São Bento do Una, Pesqueira, Buíque, Águas Belas, Ibimirim, Inajá, Betânia, Iguaracy, São José do Egito, Solidão. O projeto tem realização do Serta, financiado pela Fundação Banco do Brasil e tem parceria com organizações dos municípios.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil