Blog

Seminário de agroecologia propõe diretrizes para Plano Estadual

Por Serta
08/11/2019 | 05h:52

Foto: Henrique Lee/SERTA

Serta e estudantes do curso de Agroecologia promoveram mais uma edição do Seminário de Agroecologia, realizado no SERTA Glória do Goitá, nesta quinta-feira (7). O objetivo é debater, propor e contribuir com a elaboração do Plano Estadual de Agroecologia de Pernambuco.

A atividade contou com a participação do deputado Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política, deputado Isaltino Nascimento, da presidenta da FETAPE Cícera Nunes, prefeita de Glória do Goitá Adriana Paes, representantes da Sec. da Mulher, Sec. Ciência e Tecnologia, Sec. Desenvolvimento Agrário, do Consórcio dos Municípios da Mata Norte, da ASA, de Suape, do MST, da UFRPE, além de lideranças comunitárias e crianças do grupo musical Sopro da Vida.

A metodologia do encontro proporcionou o debate e a elaboração de metas e ações prioritárias como sugestões ao Plano Estadual de Políticas Públicas de Agroecologia, que se soma na contribuição para Lei de Agroecologia e Produção Orgânica de Pernambuco, dentro dos eixos: Mulheres e juventudes; Assistência e Extensão Rural – ATER; Gestão dos recursos hídricos; Sementes crioulas; Educação e Agroecologia; Economia Solidária e comercialização; Criança, recreação e agroecologia e Agricultura urbana e periurbana.

Após as construções, os grupos socializaram o material produzido, que deverão ser sistematizados e apresentados à comissão estadual que está estruturando o Plano. Para Alexsandra Maria, presidenta do SERTA, o ciclo de Seminários com as turmas do curso de agroecologia tem sido fundamental para a construção dessa política pública:

“O Estado de Pernambuco sairá na frente com um Plano coerente, construído a partir da realidade das agricultoras/es que debateram, durante os três Seminários, a pauta da agrecologia em sua dimensão educacional, cultual, social, política, e propuseram diretrizes que farão de Pernambuco um lugar onde a agroecologia, a produção de base ecológica, a agricultura familiar se fortalece e tem se tornado referência”, considerou.

A atividade formativa dos Seminários faz parte da disciplina de Políticas Públicas do curso de agroecologia do SERTA. Germano Barros, diretor da escola técnica, explica como a realização dessa atividade torna-se currículo para o curso:

“Na formação em agroecologia trabalhamos as políticas e leis sobre a temática. Vimos no Plano uma oportunidade de perceber a agroecologia para além de filosofia de vida, mas também na dimensão da ciência, da prática social e de movimento que incidem na política para transformação do mundo”.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil