Blog

Serta inicia projeto de agricultura urbana no Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia

Por Serta
12/04/2021 | 12h:14

Encontro com a comunidade do Alto José do Pinho aconteceu no Centro Social Dom João Costa (Foto: Eduardo Amorim)

O projeto Vida Saudável nos Morros está começando a reunir pequenos grupos de até cinco idosos para rodas de conversa nas comunidades do Alto José do Pinho e da Vila Santa Luzia, ambas na Zona Norte do Recife. Depois de todo um planejamento para se adaptar à pandemia, uma mudança de estratégia foi necessária para evitar os riscos de contaminação do coronavírus, explica o coordenador do projeto, Guimarães Silva.

A necessidade de passar atuar na agricultura urbana foi fruto de um trabalho de anos do Serta, pensando no sentido de contribuir com a “segurança alimentar e nutricional” das famílias em situação de vulnerabilidade. Hoje, o Brasil convive com a pandemia do novo coronavírus, e este projeto está em sintonia com a necessidade de enfrentarmos o empobrecimento e os riscos à segurança alimentar e proporcionar um ambiente saudável para as pessoas idosas.

Financiado pelo  Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o Vida Saudável nos Morros tem a meta de deixar um legado de duzentos quintais ecoprodutivos, além de dois laboratórios comunitários. O projeto também desenvolve atividades para a saúde e o bem estar psicológico, especialmente dos idosos.  Neste sentido, serão oferecidas oficinas de envelhecimento ativo, danças e músicas, assim que o contato social for reestabelecido.

Marcos Simão mora há 69 anos no Alto José do Pinho e lembra do bairro com bem mais verde (Foto: Lucas Furtunato)

Aos 69 anos, Marcos Simão  conta que viveu toda sua vida no Alto José do Pinho e viu os espaços onde antes haviam plantas serem tomadas pelo crescimento populacional. Macaíba, dendê, azeitona roxa, cajá, oiti e carambola estão entre as plantas da memória dele, que diz que o bairro tinha saguis e até um bicho preguiça. Ele tem participado ativamente das reuniões e promete ajudar na mobilização dos idosos, já que a ideia é criar ou melhorar cem quintais ecoprodutivos na residência dessas pessoas (e o mesmo número em Santa Luzia).

Coordenadora pedagógica do Vida Saudável nos Morros, Glauce Gouveia, diz que “eu não sei aqui (no Alto José do Pinho), mas em muitos lugares a pessoa idosa está excluída da sociedade e esse projeto vem para incluir”, conta, deixando claro que a proposta é ouvir os idosos nas rodas de diálogo para adaptar o projeto diante das dificuldades impostas pela pandemia. O projeto dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo, os objetivos: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Trabalho Descente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ações Contra Mudança Global do Clima.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil