Blog

Serta recebe homenagem da Alepe e educador obtém título de cidadão pernambucano

Por Serta
06/08/2019 | 12h:15

Foto: Henrique Lee/SERTA

O SERTA completou, no sábado (3), trinta anos. Fundado por um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias, a organização teve sua trajetória reconhecida e homenageada, nesta segunda-feira (5), pela Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. O momento também foi para conceder ao educador Sebastião Alves o Título de Cidadão de Pernambuco.

O deputado estadual Isaltino Nascimento, autor da pauta, parabenizou o Serta e toda a sua equipe pelos 30 anos de atuação, e também ao educador Sebastião pela atuação em prol do desenvolvimento do Estado. A deputada Tereza Leitão, que presidiu a cerimônia, enalteceu o trabalho da organização: “cooperação, solidariedade, ética e respeito ao meio ambiente são alguns dos valores que o Serta definiu como norteadores da sua missão, que vem sendo cumprida com êxito e competência”, disse.

Para Alexsandra Maria, presidenta do Serta, o momento foi de grande conquista e reafirmação da missão da entidade. “O SERTA vem dando grandes passos para a transformação e emancipação de pessoas e contextos sociais, políticos e culturais, por meio da agroecologia, e esse reconhecimento nos coloca na vitrine da responsabilidade de dar continuidade a essa história, que é a história da agricultura familiar, da produção orgânica, da educação popular nordestina. E com a força das pessoas que acreditaram e acreditam na nossa metodologia, vamos celebrar este momento por muitos anos”, considerou Alexsandra.

A solenidade também contou com a apresentação do grupo musical Sopro da Vida, composto por crianças do distrito de Apoti, município de Glória do Goitá, com maestro Rinaldo Silva.

Sobre o SERTA

Aula do curso de Agroecologia na Unidade SERTA Ibimirim – Foto: Henrique Lee/SERTA

A organização foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar.

Hoje o SERTA atua nas Unidades Pedagógicas nos municípios pernambucanos de Ibimirim e em Glória do Goitá. Oferece a formação profissional de Técnico em Agroecologia e vem desenvolvendo outros projetos educativos guiados pelo Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, como Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, com produtores/as familiares; execução de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido; e música, com crianças e adolescentes.

Por meio de mais de dois mil técnicos/as formados/as, o SERTA atua em mais de 200 municípios brasileiros, com profissionais diferenciados para o trabalho, para a família e sociedade.

Sobre Sebastião Alves

Foto: Henrique Lee/SERTA

Natural do município de João Dias, no Rio Grande do Norte, Sebastião Alves dos Santos, conhecido por Tião, veio para o Recife em 1984. Graduado em Biologia, complementou os estudos com extensão em Formação de Gestores em Arranjos Produtivos, Agropecuária no Semiárido, Avicultura e Piscicultura. O intitulado cidadão pernambucano ajudou a fundar o primeiro Centro de Treinamento em Agricultura Orgânica do Estado; Sócio fundador e educador do SERTA, Tião idealizou a 1ª Mostra de Ecotecnologias para Convivência com o Semiárido; e venceu o Prêmio Miguel Arraes de Alencar de Inovação Inclusiva. Ele também integra a rede mundial de empreendedores sociais da Ashoka.

Mais notícias

QUEM ACREDITA NO SERTA

Ativos
Banco do Nordeste
BB Asset Management
Criança Esperança
Drogaria São Paulo
Ministério Público do Trabalho
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Mercado Livre
Baterias Moura
Secretaria da Agricultura Familiar – Paraíba
Globo
BB Seguros
Drogasil
Nissin
Itaú Social
Governo de Pernambuco
ASA Brasil