Conheça
o Serta

Serviço de Tecnologia
Alternativa
QUEM SOMOS

O Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa – é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como Missão formar pessoas para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco no campo.
A organização foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar.
Atua a partir de duas Unidades Pedagógicas: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e, em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira. Foram constituídas, nos dois campi, escolas técnicas de formação profissional – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar – na categoria de curso profissional de Técnico de Nível Médio em Agroecologia.

Visão
Ser inspiração para o fortalecimento de redes de Educação transformadora, de movimentos agroecológicos, de construção e disseminação de tecnologias sociais, colaborando para a efetivação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável através do compartilhamento do PEADS.

Valores
Cooperação. Solidariedade. Transparência. Entusiasmo. Respeito à diversidade. Ética. Afetividade. Compromisso institucional. Crença nas pessoas. Respeito ao meio ambiente. Valorização das especificidades locais.

Objetivos Estratégicos
1. – Criar e consolidar Política de Sustentabilidade Organizacional
2. Fortalecer o Modelo de Gestão compartilhada e democrática
3. Ampliar e Qualificar a oferta dos serviços de educação transformadora em vários níveis e modalidades por meio do PEADS
4. Ampliar o trabalho das redes de educação transformadora, de movimentos agroecológicos e da construção e disseminação de tecnologias sociais nos territórios.
5. Fortalecer a capacidade de incidir na criação e operacionalização de Políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

UNIDADE

GLÓRIA
DO GOITÁ

Ficha técnica

Área: 15 hectares.
Distância (Recife): 65 km.
Estrutura: Salas de aula, auditório, restaurante, dormitórios, área de lazer e esportes, ecotecnologias alternativas.

Rodovia PE 50 - Km 14 | Campo da Sementeira, S/N | Zona Rural, Glória do Goitá - PE.

Ficha técnica

Área: 6 hectares.
Distância (Recife): 345 km.
Estrutura: Salas de aula, auditório, restaurante, dormitórios, ecotecnologias alternativas.

Açude Engenheiro Francisco Saboya, S/N | Povoado Poço da Cruz | Zona Rural - Ibimirim - PE

UNIDADE

IBIMI
RIM

Ecotecnologias

Disseminamos, criamos e implementamos ecotecnologias que buscam atender às necessidades humanas no campo das seguranças alimentar e nutricional, a serviço da agroecologia, fazendo uso de recursos e energias sem que causem danos ecológicos ao meio ambiente.

Nesta cessão, apresentamos algumas das ecotecnologias que estão reunidas nas Unidades Pedagógicas de Produtivas de Orgânicos – UPPO. Este ambiente, localizado nos campi Glória do Goitá e Ibimirim/PE, reúne dezenas de tecnologias sociais apropriadas à realidade do campo, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com pesquisadores/as, educadores/as e estudantes do curso técnico de agroecologia, e que apresentam soluções para a inclusão e melhoria das condições de vida, especialmente para a população rural.

O lugar recebe, anualmente, milhares de visitantes que buscam conhecer de perto a experiência. Agende uma visita e conheça.

METODOLOGIA

Os princípios, que constituem a base filosófica do Serta, são inspirados em vários autores e vêm sendo reelaborados a partir da prática dos seus educadores e técnicos. As bases do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável vêm sendo desenvolvidas desde 1994 e resultam de reflexões e práticas em escolas, programas assistenciais, formação de produtores, educadores e jovens. Alguns dos componentes do Peads foram, inclusive, incorporados ao documento Diretrizes Operacionais para Educação do Campo, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação e homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Peads trabalha com sistemas formais e não-formais de educação, sempre na perspectiva da mobilização social e da construção de bases tecnológicas e sociais que o desenvolvimento sustentável requer. Em todo Brasil, o Serta se tornou referência na proposição e implantação das diretrizes curriculares para as escolas do campo. Atualmente, em aproximadamente 70 escolas de 15 municípios, a metodologia Peads orienta a formação de professores/as.

O Peads trabalha simultaneamente o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumentos de inovação, transformação e inclusão social. O processo educativo consiste em investigar as atividades econômicas e as variáveis governantes que inibem o desenvolvimento local dos territórios onde os jovens e os educadores atuam e vivem.

É uma metodologia que promove o desenvolvimento de diversas competências através de ações de sensibilização, pesquisa, problematização, desdobramentos e intervenções capazes de transformar a realidade existente estimulando a autonomia e o protagonismo dos sujeitos sociais da comunidade. Na prática, o Peads se diferencia na medida em que elege:

1. A escola e o aluno como produtores de conhecimento sobre a realidade, em apoio aos processos de desenvolvimento em curso;

2. O adolescente como protagonista e liderança capaz de modificar o seu entorno e as circunstâncias em que vive;

3. A família, como parceira pedagógica, fonte de soluções e não de problemas.

O emprego do Peads transforma os sujeitos sociais em co-autores e co-executores do processo de desenvolvimento. Está aberta ao diálogo com outras metodologias especialmente o Protagonismo Juvenil e a mobilização social. O Peads se estrutura em quatro etapas: pesquisa, análise e desdobramento, devolução para a ação, e avaliação.

O mérito maior do Peads e do Serta é ter conseguido desenvolver um Programa Educacional que interage com a Escola Formal, com o sistema regular de ensino e, ao mesmo tempo, integra, numa síntese, as contribuições da Educação Popular e das experiências complementares à escola.

PEADS

O Peads – Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável é uma pedagogia criada e sistematizada pelo Serta, a partir da experiência com educadores/as e educandos, sob a maestria do filósofo Abdalaziz de Moura, sócio fundador da organização, que durante os anos de atuação pode perceber, diagnosticar e reformular o método de educação que se encontrava distante da identidade, do contexto local dos estudantes do campo.

Aqui, é possível baixar artigos, relatórios e estudos aprofundados sobre a história do Peads e os principais relatos da experiência, nacionalmente reconhecida e premiada, que se tornou itinerário pedagógico de todos os projetos desenvolvidos pelo Serta, adotada por dezenas de instituições do ensino informal e formal, da educação infantil ao ensino superior.

Nascentes do Goitá

Meu Quintal, Meu Roçado

Enraizando Saberes

Desenvolvendo Cidadania

Local de atuação: Glória do Goitá.

O Projeto Desenvolvendo Cidadania – A Educação Integral que Floresce no Campo tem como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo, do município de Glória do Goitá na Zona da Mata Norte em Pernambuco. Tendo como base o PEADS – Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, trabalha a promoção dos direitos e desenvolvimento integral desses sujeitos, bem como a formação continuada de seus formadores e mestres de saberes locais.

A partir da agroecologia, ludoterapia, valorização e difusão da cultura, da arte, da literatura e da musicalidade, o projeto valoriza e difunde as identidades culturais do município de Glória do Goitá, considerando as experiências populares.

Curso Técnico em Agroecologia

Unidades Pedagógicas: Campi Ibimirim e Glória do Goitá.

O curso profissionaliza pessoas para se tornarem empreendedoras do e no campo, assim como no amplo universo de atuação da agroecologia, em atividades agrícolas, agropecuárias, ambientais, beneficiamento e agregação de valor de produtos, logística, comercialização da produção, gestão de negócios, confecção de ecotecnologias para o manejo integrado da propriedade, com conhecimento da legislação e das políticas públicas da agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural e vivência junto aos movimentos sociais do campo e de direitos humanos.

Fruto da sistematização da experiência bem sucedida de formação com jovens em Agente de Desenvolvimento Local – ADL, iniciada pelo Serta em 1999, no município de Glória do Goitá, a formação profissional de nível médio de técnicos em Agroecologia – Eixo Tecnológico: Recursos Naturais, já formou mais de 2mil técnicos/as. O curso tem duração de 18 meses, correspondendo a 1.200 horas, e mais 200 horas de estágio curricular supervisionado, e funciona em regime de alternância: durante o mês, o curso é realizado uma semana de imersão presencial e três semanas em tempo comunidade, desenvolvendo os aprendizados.

Na semana de imersão, os/as estudantes desenvolvem as atividades pactuadas no plano de curso, construído pela escola e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, que se relaciona com os quatro módulos: Básico e Introdutório; Desenvolvimento Tecnológico; Desenvolvimento Local e Cidadania e Empreendedorismo e Negócios.
Com a pandemia, a estrutura curricular adaptou-se ao sistema híbrido, com atividades remotas e práticas de campo em pequenos grupos, nos municípios, com supervisão dos educadores do Serta.

As atividades estão relacionadas aos projetos de vida de cada estudante, associadas à pesquisa, produção de textos, mutirões, mobilizações sociais e confecções de ecotecnologias para o desenvolvimento sustentável. Toda prática volta para a “sala de aula”, onde se constitui o conhecimento e oferece significado aos aprendizados, a partir das realidades vivenciadas. O curso é norteado pela prática pedagógica, pelos princípios e valores do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, e inspirado na educação popular.

Vida Saudável nos Morros

Local de atuação: Recife, nos bairros: Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia.

O projeto desenvolve ações educativas sobre agricultura urbana orgânica, segurança alimentar e qualidade nutricional com idosos e suas famílias por meio da implementação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias, promovendo a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de renda e o protagonismo de idosos das comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, no Recife.

Aborda os desafios da população idosa, com atividades de fomento ao envelhecimento ativo, oportunizando a ocupação do tempo livre do idoso com ações de recreação, lazer e educação, buscando a integração e inclusão de idosos e suas famílias na implantação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias, por meio de atividades que proporcionem terapia ocupacional, produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais para uso comum da família.

Outro objetivo é estruturar feiras agroecológicas para comercialização do excedente da produção dos quintais produtivos e hortas comunitárias, garantindo a geração de renda e a socialização dos idosos.

Conheça
nossos
projetos
PROJETOS

OS PROJETOS desenvolvidos pelo Serta são elaborados e negociados com os financiadores e/ou parceiros dentro da área de atuação da organização. Os projetos, portanto, devem fortalecer e ampliar os objetivos do Serta. A linha de ação do Serta enfatiza o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os campi do Serta contam com uma propriedade modelo chamada Unidade Pedagógica Permacultural de Observação – UPPO. Lá, os visitantes e estudantes têm a possibilidade de conhecer tecnologias de manejo de solo, água, animais e plantas.

O Serta atua a partir de dois campi: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e, em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira.

Todos os dias da semana o Serta recebe visita de pessoas e instituições. Uma visita ou uma aula na UPPO serve como oportunidade para conhecer não só as tecnologias de manejo como também as bases filosóficas do Serta, sua concepção de mundo, de natureza e das relações entre pessoa e natureza.

O espaço funciona de segunda a sábado, de 8h às 17h, e é aberto ao público no geral. É necessário agendar pelos fones (81) 3658 1226/1265 ou através do formulário de contato.

Nascentes do Goitá

Meu Quintal, Meu Roçado

Enraizando Saberes

Desenvolvendo Cidadania

Local de atuação: Glória do Goitá.

O Projeto Desenvolvendo Cidadania – A Educação Integral que Floresce no Campo tem como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo, do município de Glória do Goitá na Zona da Mata Norte em Pernambuco. Tendo como base o PEADS – Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, trabalha a promoção dos direitos e desenvolvimento integral desses sujeitos, bem como a formação continuada de seus formadores e mestres de saberes locais.

A partir da agroecologia, ludoterapia, valorização e difusão da cultura, da arte, da literatura e da musicalidade, o projeto valoriza e difunde as identidades culturais do município de Glória do Goitá, considerando as experiências populares.

Curso Técnico em Agroecologia

Unidades Pedagógicas: Campi Ibimirim e Glória do Goitá.

O curso profissionaliza pessoas para se tornarem empreendedoras do e no campo, assim como no amplo universo de atuação da agroecologia, em atividades agrícolas, agropecuárias, ambientais, beneficiamento e agregação de valor de produtos, logística, comercialização da produção, gestão de negócios, confecção de ecotecnologias para o manejo integrado da propriedade, com conhecimento da legislação e das políticas públicas da agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural e vivência junto aos movimentos sociais do campo e de direitos humanos.

Fruto da sistematização da experiência bem sucedida de formação com jovens em Agente de Desenvolvimento Local – ADL, iniciada pelo Serta em 1999, no município de Glória do Goitá, a formação profissional de nível médio de técnicos em Agroecologia – Eixo Tecnológico: Recursos Naturais, já formou mais de 2mil técnicos/as. O curso tem duração de 18 meses, correspondendo a 1.200 horas, e mais 200 horas de estágio curricular supervisionado, e funciona em regime de alternância: durante o mês, o curso é realizado uma semana de imersão presencial e três semanas em tempo comunidade, desenvolvendo os aprendizados.

Na semana de imersão, os/as estudantes desenvolvem as atividades pactuadas no plano de curso, construído pela escola e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, que se relaciona com os quatro módulos: Básico e Introdutório; Desenvolvimento Tecnológico; Desenvolvimento Local e Cidadania e Empreendedorismo e Negócios.
Com a pandemia, a estrutura curricular adaptou-se ao sistema híbrido, com atividades remotas e práticas de campo em pequenos grupos, nos municípios, com supervisão dos educadores do Serta.

As atividades estão relacionadas aos projetos de vida de cada estudante, associadas à pesquisa, produção de textos, mutirões, mobilizações sociais e confecções de ecotecnologias para o desenvolvimento sustentável. Toda prática volta para a “sala de aula”, onde se constitui o conhecimento e oferece significado aos aprendizados, a partir das realidades vivenciadas. O curso é norteado pela prática pedagógica, pelos princípios e valores do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, e inspirado na educação popular.

Vida Saudável nos Morros

Local de atuação: Recife, nos bairros: Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia.

O projeto desenvolve ações educativas sobre agricultura urbana orgânica, segurança alimentar e qualidade nutricional com idosos e suas famílias por meio da implementação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias, promovendo a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de renda e o protagonismo de idosos das comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, no Recife.

Aborda os desafios da população idosa, com atividades de fomento ao envelhecimento ativo, oportunizando a ocupação do tempo livre do idoso com ações de recreação, lazer e educação, buscando a integração e inclusão de idosos e suas famílias na implantação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias, por meio de atividades que proporcionem terapia ocupacional, produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais para uso comum da família.

Outro objetivo é estruturar feiras agroecológicas para comercialização do excedente da produção dos quintais produtivos e hortas comunitárias, garantindo a geração de renda e a socialização dos idosos.

Antônio Melo da Silva
Claudia Rejane da Silva
Guimarães José da Silva
João Victor Torres Macedo
Leonardo de Moura Souza
Maria do Carmo da Silva
Valdir Lucas Marques de Souza
Vanessa Maria Francisca da Silva
Virginia Alves de Almeida

Cícero Rinaldo dos Santos
Glaucio Cavalcanti da Silva
Itamires Kaline de Souza
Sebastião Alves dos Santos

Alexsandra Maria da Silva – Presidente
Rildo Tomé de Gouveia – Vice-presidente
Aline de Melo Correia – Primeira secretária
Leandro Pacheco da Silva – Segundo secretário
Niedja do Nascimento Nazário – Primeira tesoureira
Marcílio Ferreira – Segundo tesoureiro

Cristina Albuquerque – Titular
Maria Madalena da Silva – Titular
Paulo Roberto de Lima – Titular
Ana Lucia de Lima Ferreira – Suplente
Lindicleide Maria da Silva – Suplente
Josivan Precino do Nascimento – Suplente

Emanuel Mendonça
Adriana Correia da Rocha Dantas
Dariane Lima

Maria do Carmo da Silva

Niedja do Nascimento

Jose Kleber

Píres Contabilidade

Tibério P. Monteiro

Agamenon Porfírio
João Torres
Gabriela Reis

Paulo Roberto de Lima

Alexsandra Maria da Silva
Antônio Roberto Mendes Pereira
Cícero Manoel Goncalves dos Santos
Deyse Karlla Carneiro de Amorim
Edijane Josefa dos Santos
Emanuel Barboza de Mendonça
Elio Jose de Souza
Fabiana Maria Gomes
Irineu Jose da Silva
João Joaquim de Santana
João Lopes da Silva
Jose Ivanildo Gomes Borba
Josivan Precino do Nascimento
Leandro Pacheco da Silva
Luciana Maria de Souza Silva
Marcílio Ferreira
Maria de Lourdes dos Santos Avelino
Maria José Januário
Michele da Costa Brito
Niedja do Nascimento Nazário
Paulo José de Araujo
Sebastião Pereira da Silva Filho
Valdir Soares da Silva
Vanicleide Maria da Silva
Zuleide Bezerra dos Santos
Josineide Bastista Alves Cazumba
Maria Jose Severo da Silva
Hildenize dos Anjos e Silva

João Paulo Barbosa de Souza

Adriana Correia da Rocha Dantas
Agamenom Porfírio de Lima Filho
Cristina Maria de Albuquerque
Edemilsom José da Silva
Janaina de Santana Silva
João Rodrigues da Silva Filho
Lindicleide Maria da Silva
Maria Edilene Gomes da Silva
Maria Izabel de Souza Santos
Maria Madalena da Silva
Maria Valdilene Hortêncio
Nazaré Maria Martins de Santana
Rildo Tomé de Gouveia
Sandra Maria da Silva
Lael Gomes Pontes
Paulo Roberto de lima
Rinaldo Gomes de Souza
Allain Ramos de Souza

Éden Cesar
Gustavo André

José Kleber dos Santos
Viviane Rosa da Silva
Gilmara Maria de Almeida
Angela Patricia Alves de Almeirda Silva
Allain Ramos de Souza
Tatiane Maria de Oliveira Melo
Pedro Paulo Honorio da Silva
Larissa Maria dos Santos da Silva

João Victor Sabino
Leandro José Carvalho