Blog

Água e Esperança: Entrega da Primeira Cisterna no Semiárido

Por Serta
16/02/2024 | 03h:14

Há uma história que ecoa nas terras áridas do Agreste de Pernambuco, uma história de esperança que se materializa na entrega da primeira cisterna do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Era um dia comum em Riacho das Almas, um município marcado pelo sol inclemente e acesso a água dificultoso. Mas para a família de Maria Liliana Silva de Arruda, esse dia seria inesquecível.

Maria Liliana, uma agricultora e costureira, viveu por anos a angústia de ter que percorrer longos trajetos até a casa de seus sogros em busca de água para sua família. O acesso à água potável era uma jornada árdua, uma luta diária contra a sede e a escassez. Mas tudo isso mudou com a chegada da cisterna.

A celebração da entrega da primeira cisterna foi um marco não apenas para Maria Liliana, mas para toda a comunidade. A cisterna, construída com placas de cimento, tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, tornando-a acessível a apenas alguns passos da casa da família. Essa mudança transformadora não se limitou apenas a Riacho das Almas, mas se estendeu a outros municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

No âmbito do projeto, serão contemplados diversos municípios, como Caruaru, Riacho das Almas, Cumaru, Jataúba, Ibimirim, Arcoverde, Sertânia, Betânia e Custódia. Além das cisternas familiares, trinta escolas também serão beneficiadas com cisternas de grande capacidade de armazenamento de água.

E sem água não há combate à fome. A água é também a base fundamental para a produção de alimentos. Nas terras áridas do semiárido, onde a agricultura é uma importante fonte de subsistência, a escassez desse recurso representa ameaça à vida e também ao sustento das famílias. Com a chegada das cisternas, as comunidades rurais têm a oportunidade de cultivar alimentos de forma mais sustentável e segura, mesmo em períodos de estiagem prolongada. As cisternas não só garantem a sobrevivência das famílias, mas também promovem a segurança alimentar e nutricional, contribuindo significativamente para o combate à fome.

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma iniciativa que visa implantar um programa de convivência com o semiárido através de tecnologias sociais diversas. O principal objetivo é proporcionar acesso à água para consumo humano, produção de alimentos, dessedentação animal e abastecimento de escolas e espaços comunitários, contribuindo para a convivência sustentável com o semiárido, o combate à desertificação e a erradicação da pobreza rural.

Apesar dos esforços, ainda enfrentamos desafios significativos. Milhões de brasileiros não têm acesso à água em suas residências, e o país enfrenta problemas na distribuição de água potável, com alto índice de desperdício. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 40,1% da água potável captada é desperdiçada nos sistemas de distribuição.

Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Articulação com o Semiárido Brasileiro (ASA), o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o SERTA, com o apoio de diversos parceiros locais, representa mais do que a simples entrega de uma estrutura física. Ela simboliza a garantia de um direito humano fundamental: o acesso à água potável.

Para Maria Liliana e milhares de famílias no semiárido, essa cisterna não é apenas um reservatório de água, mas uma fonte de esperança, dignidade, prosperidade, autoestima e independência. É o início de uma nova era, onde a luta contra a sede e a fome encontra um aliado poderoso: a água.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias