Blog

Projeto Germinar: Cultivando Conhecimento e Empreendedorismo na Juventude Rural

Por Serta
27/02/2024 | 03h:37

O Projeto Germinar, por um Território Agroecológico e Inclusivo, encerrou com sucesso sua primeira etapa, preparando-se agora para iniciar a segunda fase com novas turmas neste ano. Essa iniciativa pedagógica do SERTA visa promover a formação agroecológica e estimular o empreendedorismo entre adolescentes e jovens, representando um marco importante nas ações educativas desenvolvidas ao longo de décadas na Bacia do Goitá.

Desde sua concepção, o Germinar tem como objetivo atender e envolver adolescentes e jovens, ampliando seu acesso à cultura, educação, empreendedorismo e outras oportunidades de desenvolvimento integral. O foco principal é promover a proteção e defesa dos direitos desses jovens, capacitando-os para uma atuação cidadã e empreendedora na comunidade.

A abordagem territorial do projeto fortalece a parceria com lideranças locais e organizações sociais, visando disseminar ecotecnologias, integrar ações sociais e respeitar a diversidade e os saberes locais. Dessa forma, promove-se ações de formação profissional, empreendedorismo e protagonismo juvenil, com base em princípios agroecológicos e no acesso às políticas públicas de juventude e desenvolvimento rural.

Ao encerrar a primeira etapa do Projeto Germinar, é gratificante ouvir os depoimentos dos participantes, como o de Gabriel, que destaca a importância da palestra sobre identidade e diversidade: “A Oficina Identidade e Diversidade foi muito importante para todos nós do projeto Germinar. Essa palestra abriu muitas mentes e deixou bem claro o que é orientação sexual.”

Para Iasmim, o curso trouxe oportunidades de aprendizado e empreendedorismo: “O curso que o SERTA trouxe foi uma oportunidade que me fez aperfeiçoar no que eu sabia fazer, que foi trança afro e empreendedorismo.”

Heloísa expressa sua gratidão pelos conhecimentos adquiridos e pela experiência enriquecedora proporcionada pelo Germinar: “O Projeto Germinar foi uma das coisas que mais me proporcionou conhecimentos no ano de 2023. Um projeto que me fez enxergar coisas que passaram despercebidas por muito tempo, me fez dar mais valor ao pessoal da agricultura!”

Esses depoimentos refletem o impacto positivo do Projeto Germinar na vida dos jovens, demonstrando seu potencial para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental nas comunidades atendidas. Com o início da segunda etapa, novas oportunidades surgirão, fortalecendo ainda mais o compromisso do SERTA com a formação e o empoderamento da juventude rural.

Para saber mais sobre o Projeto Germinar e acompanhar nossas próximas ações, siga-nos nas redes sociais e em nosso site.

No nosso canal do Youtube você pode ver mais sobre a primeira etapa do Projeto : https://www.youtube.com/watch?v=TZC3yowvojA

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias