Destaque

Festival de Arte e Cultura celebra atuação do SERTA em Lagoa de Itaenga

Por Serta
14/06/2023 | 09h:34

As famílias ansiosas já estavam acomodadas quando foi anunciado ao microfone que o evento estava começando. O Festival de Arte e Cultura, que marcou a culminância de dois anos do Projeto Entrando em Cena: Energia que Transforma o Campo, trouxe apresentações fruto das oficinas de teatro, música, poesia e dança. Além disso, rendeu homenagens merecidas aos Mestres de Saberes da Cultura Popular do município e contou com a participação dos educadores das escolas envolvidas.

O Projeto Entrando em Cena, que teve como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo para a promoção da cultura popular, foi responsável por essa iniciativa. Através de oficinas de arte-educação e integração com artistas, grupos culturais juvenis e mestres de saberes, o projeto buscou provocar a transformação e valorização das identidades desses jovens. Ângela Patrícia, coordenadora do projeto, destaca que essa jornada foi um grande desafio, tanto para a equipe quanto para as escolas envolvidas, mas o saldo foi além das expectativas. “O resultado foi incrível! Ver os Mestres de Saberes da Cultura Popular de Lagoa de Itaenga compartilhando suas experiências, histórias de vida, talentos e arte, despertando o interesse das crianças e adolescentes, foi um ponto chave do projeto”, afirma.

Durante o festival, os convidados foram surpreendidos com depoimentos emocionantes. Alexsandra Silva, presidenta do SERTA, destacou a importância de valorizar a cultura local e enalteceu a presença dos mestres. “Ter essas crianças representando a cultura do município é muito rico, muito significativo”. Ela agradeceu a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Lagoa do Itaenga e reforçou o papel essencial de projetos como o Entrando em Cena na transformação da vida desses sujeitos. Alexsandra também ressaltou a relevância das “Cadeiras de Balanço”, eventos pedagógicos promovidos pelo projeto em parceria com as escolas, onde os alunos e seus familiares tiveram a oportunidade de interagir diretamente com artistas, grupos culturais juvenis, arte-educadores populares e mestres de saberes da cultura popular da cidade.

A arte educadora Tatiane Maria, carinhosamente chamada de Tia Tati pelos seus alunos, expressou seu orgulho ao afirmar: “Meus meninos deram show”. Ela faz parte da equipe do projeto que ao longo de 10 meses foi responsável por montar as apresentações que aconteceram no Festival. A arte-educadora acrescentou que foi uma experiência gratificante trabalhar com as crianças e expressou seu prazer em colaborar com o SERTA.

O relato emocionante da professora Tia Beta, da escola Joaquim Bezerra, durante o festival, destacou a transformação significativa do aluno Vitor Kauã, de 16 anos. Desde a sua postura em relação aos colegas e professores até sua dedicação aos estudos, Vitor passou por mudanças positivas. Esse relato se refletiu nas falas dos educadores e professores que compõem o vídeo de conclusão do projeto, disponível no canal do YouTube do SERTA. Muitos alunos se tornaram mais desenvoltos, atentos e responsáveis em outras atividades escolares.

Vitor guia a apresentação fruto das oficinas de música.

Mônica Maria, Coordenadora de Educação do Campo de Lagoa de Itaenga, ressalta que uma das principais mudanças promovidas pelo Projeto Entrando em Cena foi o fortalecimento do trabalho pedagógico dos professores. Através da metodologia do PEADS – Programa Educacional de Desenvolvimento Sustentável, o projeto realizou formações pedagógicas com os professores, visando aprimorar suas práticas e aproximá-los dos contextos socio-culturais dos estudantes e das comunidades onde vivem. Essas formações trouxeram maior eficácia no desenvolvimento do trabalho em sala de aula, permitindo que os professores tenham mais desenvoltura na construção das aulas e os alunos desenvolvam diferentes habilidades.

Ao longo de dois anos, o “Projeto Entrando em Cena: Energia que Transforma o Campo”, realizado pelo SERTA e financiado através do Fundo da Criança e do Adolescente de Lagoa de Itaenga, alcançou diretamente mais de 900 crianças e adolescentes, 68 professores e 15 Mestres de Saberes da Cultura Popular da região. Estima-se que mais de 2 mil pessoas tenham sido impactadas indiretamente pelas ações desenvolvidas nas escolas, espaços culturais do município e em toda a comunidade escolar. O projeto utilizou o PEADS, uma metodologia desenvolvida pelo SERTA, para estimular o ensino, a aprendizagem e o resgate das identidades dos sujeitos do campo e da cidade, permitindo a construção de um novo modo de obter conhecimento. Além disso, o projeto também promoveu a formação de educadores e lideranças nos territórios onde foi implementado.

O Projeto Entrando em Cena contou com o apoio do Grupo Carrefour e a parceria da Prefeitura do município, demonstrando a importância da união de esforços para promover a transformação social e cultural nas comunidades de Lagoa de Itaenga.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias